TESTE DE IMPAIRMENT

A Sispro efetua o teste de Impairment pelo valor líquido de venda e também pelo valor em uso, dependendo das características da empresa e da necessidade do cliente.

O objetivo do Teste de Impairment ou Teste de Recuperabilidade ( CPC 01 ) é assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior ao seu valor recuperável.

Diferença entre as duas opções de Teste de Impairment :

• Para se efetuar o teste pelo valor líquido de venda é necessária a vistoria dos bens do imobilizado e sua avaliação, considerando inclusive os custos de desimobilização para se obter o valor líquido.

• Para a realização do Teste de Impairment pelo valor em uso não é necessária a realização de vistoria do imobilizado, mas sim o estudo dos resultados dos exercícios anteriores e a projeção de fluxos de caixa futuros, que serão descontados para se obter o VPL (Valor Presente Líquido) desta geração futura de caixa.

O Serviço de Teste de Impartiment visa atender às novas normas contábeis previstas pelo IFRS e Lei 11.638/07, e é realizado pela SISPRO através de metodologia própria e exclusiva atendendo às exigências contábeis ( CPC01 ) de maneira clara, precisa e com o menor custo para as empresas.

O Teste de Impairment trata-se da "redução do valor recuperável de ativos", conforme o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis que emitiu o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, já convalidado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários por meio da Deliberação nº 527/07, pela SUSEP - Superintendência de Seguros Privados por meio da Circular 379/08, pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil por meio da Resolução nº 3.566/08 e pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resolução CFC nº 1.110/07.

Quando as expectativas de retorno dos ativos patrimoniais de longa duração são diminuídas, substancialmente, em virtude de situações adversas, não devem permanecer evidenciados no Balanço Patrimonial da empresa pelo seu valor de custo de aquisição depreciado (amortizado), uma vez que seu valor não demonstra mais capacidade de geração do benefício esperado, quando de sua aquisição.

Caso a empresa possua sinais internos e externos de que seus ativos estão registrados na contabilidade com valor acima do praticado no mercado, ou se a expectativa do benefício futuro a ser gerado pelo bem está abaixo da prevista, ela deve realizar testes para demonstrar esta diferença.

Este procedimento é chamado de Teste de Impairment ou Teste de Recuperabilidade (imparidade), e consiste em um teste dos ativos patrimoniais da empresa para verificar se eles se enquadram aos requisitos necessários para adequação às normas contábeis brasileiras perante as normas internacionais da IFRS e, assim, analisar se pode ser efetuada redução do valor recuperável .

O Teste de Impairment , ou Teste de Recuperabilidade , é utilizado para mostrar e mensurar a perda de capacidade de recuperação do valor contábil de um ativo de longa duração e evitar que a empresa mantenha ativos supervalorizados em seu balanço.

Os serviços de Teste de Impairment ou Teste de Recuperabilidade (imparidade) devem ser realizados quando a empresa vê a necessidade verificar a possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração para ajuste no seu Balanço Patrimonial. O teste deve ser efetuado uma vez ao ano, no mínimo. Se o valor recuperável do ativo for menor que o valor contábil, é preciso calcular essa diferença.

Outros Serviços

inventario patrimonial
Inventário Patrimonial

O serviço de Inventário Patrimonial consiste na completa reorganização de todos os bens patrimoniais ativo fixo da empresa, mediante a realização de inventário físico. 

avaliação patrimonial
Avaliação Patrimonial

O serviço de avaliação patrimonial tem por objetivo estabelecer os valores atuais de reposição, depreciação e mercado de todos os itens que compõem o patrimônio da entidade, para determinar seu valor patrimonial com apresentação de laudo de avaliação.

lei 11638 e ifrs
Lei 11.638/07 e IFRS

A Sispro, atenta à movimentação do mercado, possui um pacote completo de serviços especializados para adequação ao IFRS e atendimento às normas da Lei 11.638/07 , relativas aos bens patrimoniais .

determinação de vida útil
Determinação Vida Útil

A Sispro realiza o serviço de Serviço de Determinação de Vida Útil Remanescente do Bem para atender a normatização específica pertinente à Lei 11.638/07 , IAS 16, CPC 27 , IAS 36 , CPC 01 e Lei 11.941/09 .

serviço de depreciação
Depreciação

O serviço de Avaliação de Depreciação , baseia-se em estudos especiais a fim de fundamentar tecnicamente a adoção de depreciação acelerada e estimativa da vida útil .

Teste de Impairment

A Sispro, atenta à movimentação do mercado, realiza Testes de Impairment e possui um pacote completo de serviços especializados para adequação às normas da IFRS , relativas aos bens patrimoniais.

Avaliação Econômica

O serviço de Avaliação Econômica envolve os serviços de: Avaliação de Empresas e Negócios e Avaliação de Marcas e Patentes.

Projetos de Investimento

A Sispro desenvolveu um serviço específico de Projetos de Investimento.

Consultoria Patrimonial

Os serviços de consultoria em Controle Patrimonial consistem em: Análise da situação atual e expectativas da Instituição em relação à realização do Inventário Geral e prestação de serviços , terceirizados ou não, de Controle Patrimonial.

consultoria para saneamento
Consultoria para Saneamento

Apoio no saneamento e complementação das informações do banco de dados, para que todas as exigências da legislação referente aos créditos de ICMS , PIS e COFINS sobre o ativo imobilizado sejam plenamente atendidas.

terceirização para administração de patrimonio
Terceirização

A terceirização da Administração de Patrimônio possibilita um maior aproveitamento e controle do patrimônio.

Entre em Contato

Solicite um orçamento. Entre em contato pelo 0800.541.3300