AVALIAÇÃO ECONÔMICA

O serviço de Avaliação Econômica envolve os serviços de Avaliação de Empresas e Negócios e Avaliação de Marcas e Patentes.

Avaliação de Empresas e Negócios

A avaliação de Empresas e Negócios engloba avaliação de negócios, empreendimentos e unidades industriais, tendo como base sua capacidade econômica e financeira.
A avaliação aborda uma ampla gama de fatores que afetam o desempenho econômico e financeiro da empresa, e por consequência seu valor de mercado, como:

• a estrutura da indústria,

• ambiente concorrencial,

• desempenho operacional da empresa,

• planejamento de marketing,

• tecnologia,

• estrutura de custos e de capital,

entre outros fatores.

O serviço de Avaliação de Empresas e Negócios preenche necessidades de:

• Suporte a reestruturação societária para fusões, aquisições cisões e incorporação (Lei das S/A 11.638/07 , SFAS n° 141 e n° 142, IFRS 3, IAS 38 e 39);

• Fundamentação de ágio em aquisições pela rentabilidade futura ( RIR 385, Lei 11.638/07 , Instrução CVM 320/99 e 349/01);

• Avaliação da redução ao Valor Recuperável de Ativos e Goodwill (Lei das S/A 11.638/07; IAS 22, IAS 36, IAS 38, SFAS 142, SFAS 144), para estimativa da vida útil e amortização de intangíveis adquiridos (marcas, patentes, concessões);

• Valor de mercado do negócio para suporte a seguros, preparação para venda, royalties, join-ventures, cotas de ações e relacionamento com agentes financeiros;

• Reembolso para acionistas (Lei 11.638/07).

Avaliação de Marcas e Patentes

O valor da marca é um dos principais ativos gerados pela ação do marketing, e que possui valor econômico em processos de fusão & aquisição e no mercado de capitais, além de importância na contabilidade de empresas adquirentes.

 

Marcas de sucesso tem papel essencial na relação com consumidores, parceiros de negócio, colaboradores e funcionários, instituições financeiras e governo, permitem lançar novos produtos com maior facilidade e atingir novos mercado com maior rapidez.

Motivos associados à avaliação de marcas e patentes

• Valor de royalties e franquias.
• Suporte para fusão, aquisição, e incorporação.
• Registro acelerado de marcas com valor reconhecido.
• Garantia bancária a instituições financeiras e processos judiciais.
• 'Fair Value' da marca para fusões (SFAS 142).
• Suporte e fundamentação do valor para reestruturações societárias (criação de holding ou empresa controladora).

Devido ao aumento da demanda de informações estratégicas tanto pelas empresas quanto pelos agentes financeiros (bancos, mercado de capitais, seguradoras, fundos de previdência privada, entre outros), as áreas de controladoria e planejamento de grandes corporações têm aumentado o escopo dos indicadores de desempenho financeiro para um grau mais amplo de indicadores, especialmente relacionados a questões de estratégia e negócios.
Neste cenário geral, a geração de indicadores de desempenho econômico de marcas, em particular, vem aumentando, tanto para alcançar um maior controle e direcionamento mais eficiente dos gastos em propaganda & marketing, como para sua utilização na mensuração do valor econômico de marcas.

Objetivos da Gestão da Marca (brand management) 

• Implementação de indicadores de desempenho da marca como apoio ao marketing e preservação do valor do ativo.
• Monitoramento do relacionamento da empresa com consumidores e demais ‘stakeholders’, através de pesquisas de mercado e indicadores de desempenho da marca.
• Outro ativo intangível de crucial importância para as empresas é a patente registrada. As patentes estão associadas a inovações tecnológicas que geram ganhos de produtividade e a descobertas na área bioquímica que permitem a introdução de produtos inovadores, sendo protegidas a fim de garantir retornos mínimos sobre o investimento em P&D.

Principais necessidades preenchidas pela avaliação de patentes.

• Capitalização de Pesquisa & Desenvolvimento (IAS 38).
• Registro acelerado da patente com valor reconhecido.
• Garantia bancária a instituições financeiras e processos judiciais.
• 'Fair Value' da patente para fusões (IAS 22).

Outros Serviços

inventario patrimonial
Inventário Patrimonial

O serviço de Inventário Patrimonial consiste na completa reorganização de todos os bens patrimoniais ativo fixo da empresa, mediante a realização de inventário físico. 

avaliação patrimonial
Avaliação Patrimonial

O serviço de avaliação patrimonial tem por objetivo estabelecer os valores atuais de reposição, depreciação e mercado de todos os itens que compõem o patrimônio da entidade, para determinar seu valor patrimonial com apresentação de laudo de avaliação.

lei 11638 e ifrs
Lei 11.638/07 e IFRS

A Sispro, atenta à movimentação do mercado, possui um pacote completo de serviços especializados para adequação ao IFRS e atendimento às normas da Lei 11.638/07 , relativas aos bens patrimoniais .

determinação de vida útil
Determinação Vida Útil

A Sispro realiza o serviço de Serviço de Determinação de Vida Útil Remanescente do Bem para atender a normatização específica pertinente à Lei 11.638/07 , IAS 16, CPC 27 , IAS 36 , CPC 01 e Lei 11.941/09 .

serviço de depreciação
Depreciação

O serviço de Avaliação de Depreciação , baseia-se em estudos especiais a fim de fundamentar tecnicamente a adoção de depreciação acelerada e estimativa da vida útil .

Teste de Impairment

A Sispro, atenta à movimentação do mercado, realiza Testes de Impairment e possui um pacote completo de serviços especializados para adequação às normas da IFRS , relativas aos bens patrimoniais.

Avaliação Econômica

O serviço de Avaliação Econômica envolve os serviços de: Avaliação de Empresas e Negócios e Avaliação de Marcas e Patentes.

Projetos de Investimento

A Sispro desenvolveu um serviço específico de Projetos de Investimento.

Consultoria Patrimonial

Os serviços de consultoria em Controle Patrimonial consistem em: Análise da situação atual e expectativas da Instituição em relação à realização do Inventário Geral e prestação de serviços , terceirizados ou não, de Controle Patrimonial.

consultoria para saneamento
Consultoria para Saneamento

Apoio no saneamento e complementação das informações do banco de dados, para que todas as exigências da legislação referente aos créditos de ICMS , PIS e COFINS sobre o ativo imobilizado sejam plenamente atendidas.

terceirização para administração de patrimonio
Terceirização

A terceirização da Administração de Patrimônio possibilita um maior aproveitamento e controle do patrimônio.

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